O Relógio Avariado



“Disfarçando um sorriso olhou para a raposa e mostrou-lhe os dentes, não para a tentar comer, mas para lhe mostrar o quão agradecido estava por esta lhe ter proporcionado uma noite de sono como há muito não tinha.”

O relógio avariado é um livro sobre um relógio que avariou no corpo de um lobo.
Não é um relógio qualquer, igual aos que nos habituámos a ter no pulso, na parede, ou nos ecrãs dos telemóveis.
Este relógio é de um lobo, mas poderia ser teu, já que todos os animais, em particular, os seres humanos, têm um igual dentro de si.
Este relógio dita a que horas comemos, a que horas estamos mais despertos, a que horas pensamos e aprendemos melhor, e a que horas dormimos. Deve manter-se certo para que tudo em nós se mantenha controlado.
Quando avaria, ou se desacerta, como sucedeu com o do lobo desta história, podemos ter vários problemas, pois diversas funções que, no corpo humano dependem de horas certas, ficam desorganizadas.
Assim, é possível ficarmos com o apetite desajustado, com o sono alterado e mais cansados e sonolentos, sem conseguir estar atentos e com capacidade para aprender ou para memorizar coisas simples que são fundamentais no dia a dia. Com isto geram-se problemas diversos, na saúde e na vida de quem vive em sincronia connosco.
Felizmente para o lobo, houve solução.
Com a lição do livro, podemos evitar que nos suceda o mesmo, e aprender que o tic-tac que existe dentro de nós deverá manter-se regular, ajustado, e muito bem organizado, melhorando o sono, a saúde em geral e tornando possível a conquista da felicidade plena.

Comentários