Nas escolas...

O ser humano, tal como todas as espécies animais e, virtualmente, todas as formas de vida, possuem uma organização temporal estável na sua fisiologia. Esta organização é imprescindível para a sincronização de funções orgânicas interdependentes e de outras, que direta ou diretamente interagem, sendo determinada por um “sistema temporal circadiano”, ou seja, um conjunto de componentes que condicionam um período que ronda cerca de um dia (do latim: circa diem), ou seja, aproximadamente 24h, durante o qual se sucedem vários mecanismos, que oscilam com ritmos sensivelmente próximos deste período e que tendem a manter o equilíbrio – a homeostase.

São exemplos, a oscilação da temperatura corporal, a secreção de certas hormonas e o ciclo sono-vigília.

Este sistema funciona tendo por base a existência de um relógio principal, localizado no cérebro, numa região conhecida por hipotálamo. Este relógio, não é mais do que um conjunto de células com um funcionamento auto-mantido, também ele gerido por mecanismos moleculares com ritmo circadiano.

"O Relógio Avariado" é o primeiro livro, destinado a um público infanto-juvenil (mas que pode enriquecer a reflexão de outros públicos), que aborda o sono, os hábitos de sono e a higiene do sono numa perspetiva de promover um conhecimento mais exato e aprofundado sobre o(s) mecanismo(s) do relógio biológico humano.


Os autores de "O relógio Avariado" estão disponíveis para apresentar a obra e refletir sobre estas e outras questões associadas.

Contacte-nos!



Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Relógio Avariado